Orientação Vocacional 


A escolha de um caminho a seguir em termos académicos e profissionais nem sempre é fácil e o jovem pode, muitas vezes, deparar-se com grandes dúvidas e indecisões no que concerne a esta escolha.

É nesse sentido que a Orientação Vocacional pode surgir como uma boa opção!


Mas o que é a Orientação Vocacional?

É um procedimento conduzido por psicólogos que, com recurso a diversas provas, poderão apoiar o jovem no processo de tomada de consciência daqueles que são os seus interesses e, simultaneamente, na compreensão de quais as áreas de maior aptidão. Assim, o grande objectivo será o de abrir portas a pensar em caminhos académicos/profissionais onde se possam conjugar estas duas dinâmicas fundamentais: o que gosta e lhe dá prazer, com a área para a qual tem maiores competências de aprendizagem. 


E quantas sessões são necessárias?

Habitualmente, o processo de Orientação Vocacional é feito ao longo de 4 sessões:

Entrevista: Nesta primeira sessão, o objectivo será o de recolha de dados acerca da vida do jovem, da imagem que tem acerca de si próprio, das suas expectativas para o seu futuro, dos seus desejos e ambições.

Provas de Avaliação: A avaliação com recurso às provas é realizada ao longo de 2 sessões. Através da análise destas provas, é possível traçar um perfil em termos de interesses pessoais e profissionais, bem como de aptidões do jovem.

Sessão de Devolução: Esta é a última sessão e terá como objectivo a devolução do relatório e a discussão acerca dos resultados obtidos.