Psicologia Infantil

01-10-2020

A consulta de Psicologia Infantil é, por norma, feita com recurso ao jogo, ao desenho, ao brincar. Na psicoterapia infantil, a ludoterapia é a melhor ferramenta de expressão do mundo interno da criança dado que, o brincar é a "linguagem" que esta melhor domina e, como tal, através da qual melhor pode comunicar.

Através do jogo simbólico a criança é capaz de expressar os seus medos, as suas ansiedades, as suas fontes de angústia, de inquietação, de agressividade, de frustração ou insegurança. É através do brincar que a criança é capaz de nos comunicar a forma como se vê a si própria, qual o lugar que ocupa no mundo, de que forma se posiciona na relação com os outros e de que forma é que acredita que o Outro a vê. Tudo isto são informações importantíssimas para o trabalho terapêutico com a criança e, quem melhor para nos dar esta informação do que a própria?

Para que esta expressividade emocional possa ocorrer da forma mais espontânea possível, é necessário o desenvolvimento de uma relação de confiança entre a criança e o terapeuta, a chamada Relação Terapêutica. É através desta relação que será possível criar um espaço no qual a criança se possa expressar livremente, confiando que os conteúdos ali expressos serão acolhidos, contidos e acarinhados, para que depois possam ser elaborados e devolvidos com um novo significado.

No fundo, este é o trabalho realizado numa psicoterapia infantil: através do brincar, a criança irá expressar as suas emoções que, por sua vez, serão acolhidas pelo terapeuta que, através do seu olhar atento, poderá re-significá-las junto da criança e, assim, apoiá-la no processo de elaboração e integração destas emoções dentro de si, emoções estas tantas vezes difíceis de lidar e gerir mas que, caso não tenham espaço para existir e ser compreendidas, podem dar aso a uma expressão desadequada das mesmas, seja através dos comportamentos da criança ou, até mesmo, do seu próprio corpo.