A Avaliação Psicológica...

A Avaliação Psicológica permite uma maior compreensão do funcionamento mental do sujeito, tanto em termos cognitivos como afectivos, permitindo um conhecimento mais pormenorizado e rigoroso da pessoa que se encontra diante o clínico.

A Avaliação Psicológica é, habitualmente, realizada por um de dois motivos:

  • No início de um processo terapêutico, de forma a compreender os aspectos significativos da personalidade, bem como de aceder às motivações da vida emocional do sujeito, com o objectivo de delineamento de uma intervenção psicoterapêutica que possa dar resposta às dificuldades sentidas por ele;
  • Quando é identificada uma determinada dificuldade ou problemática e é necessário uma compreensão mais aprofundada sobre a mesma, com o objectivo de elaboração de um relatório clínico a ser ser entregue aos profissionais que possam intervir nessas áreas de maior dificuldade, como por exemplo, um relatório de despiste de Dislexia com o objectivo da criança poder obter o apoio necessário na escola.


O processo de Avaliação Psicológica decorre em quatro momentos:

  • Pedido: neste primeiro momento, através da Entrevista o psicólogo irá reunir as informações necessárias para que possa compreender o que motivou o pedido da pessoa que ali se apresenta;
  • Escolha das provas: Com base no pedido realizado, o psicólogo irá escolher as diferentes provas a aplicar que melhor se adequam ao que foi solicitado.
  • Aplicação das provas: a duração deste processo vai depender do objectivo final da avaliação psicológica e, consequentemente, das provas utilizadas.
  • Devolução: Este processo vai depender, essencialmente, do pedido, isto é: caso o pedido tenha sido o de Avaliação Psicológica, é feita a entrega do relatório final, onde é realizada uma descrição sumária dos elementos analisados durante a avaliação; caso o pedido seja de Acompanhamento Psicológico, é feita uma explicitação da compreensão do profissional relativamente ao material que surgiu da avaliação e, consequentemente, é elaborada uma proposta de intervenção junto do sujeito.